Vantagem ou Desvantagem? Pioneiros e Seguidores no Mercado de Rádios para Jovens de Porto Alegre

08/01/2002

Este artigo analisa a performance de pioneiros e seguidores através da comparação de posicionamentos estratégicos adotados por quatro empresas do mercado de mídia. O mercado estudado foi o de rádios para o público jovem de Porto Alegre. Foram reunidos dados e informações a respeito dos principais movimentos competitivos realizados pelas emissoras locais ao longo dos anos 90 e identificados aqueles que envolveram posicionamento estratégico e a relação pioneiro/seguidor. Segue uma análise dos resultados alcançados; em todos os casos relatados, os pioneiros apresentaram desempenho superior aos seguidores no que concerne a market share . O trabalho procura contextualizar as tomadas de decisão estratégica das emissoras e sugerir possíveis explicações para os resultados verificados. Ao final, são indicadas sugestões para novos estudos.

 

Publicado originalmente em Anais do CLADEA, 2002.

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

© 2017 André D'Angelo - Criado pela Balz Comunicação.