Cultura e Consumo: Apanhado Teórico e Reflexões para o Ensino e a Pesquisa de Marketing e Administração

08/01/2003

Cultura e consumo, a partir do século 20, encontraram relação sem precedentes na História da humanidade, visto que o consumo tornou-se a forma pela qual a sociedade ocidental passou a assimilar a cultura. A despeito de sua relevância, estes dois fenômenos foram por muito tempo relegados ao segundo plano na pesquisa e no ensino de Marketing e Comportamento do Consumidor. Hoje, entretanto, este cenário começa a mudar: o nascimento de journalsespecíficos e o aumento no número de trabalhos da chamada “antropologia do consumo” indicam um campo de pesquisas com potenciais inestimáveis. Em consonância com esta tendência, este artigo apresenta um apanhado teórico sobre o consumo, seus significados e sua relação com a cultura, na tentativa de familiarizar o leitor com seus conceitos e conteúdos principais. Uma vez sedimentada a fundamentação teórica, parte-se para reflexões quanto ao ensino e a pesquisa de cultura e consumo no Brasil, destacando, inclusive, temas que emergem como promissores para investigação.

 

Publicado originalmente nos Anais do ENANPAD, 2003.

 

 

 

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