A Influência da Atmosfera de Varejo sobre os Consumidores

15/09/2003

A pesquisa relatada neste artigo teve por objetivo testar um modelo que relaciona a atmosfera de loja com a intenção de retorno e de recomendação do consumidor. Para isto, foi realizado um experimento no qual oito cenários com diferentes combinações de elementos da atmosfera de supermercados foram usados para investigar aspectos sociais, de design e do ambiente de loja. O modelo em questão foi originalmente proposto em Baker et al. (2002) e foi aqui adaptado para o ambiente de supermercados e testado por meio de equações estruturais. Dos modelos rivais avaliados, apresentou índices significativamente melhores aquele que incorpora uma relação direta entre qualidade das mercadorias e intenção de retorno, mostrando que a qualidade das mercadorias pode ter um efeito mais relevante do que o preço percebido. Os resultados deste estudo conferem robustez e ampliam o alcance do modelo original, pois, ao complementá-lo, enriquecem-no com as particularidades de um setor e de um contexto cultural diferentes.

 

Publicado no anais do  27º do ENANPAD , Setembro/2003.

 

 

 

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