A Ética no Marketing

01/10/2003

De todas as atividades empresariais, o marketing é a de maior visibilidade e, por isso, a mais sujeita a questionamentos de ordem ética. Historicamente, as práticas de marketing têm sido alvo de críticas, o que torna pertinente uma revisão da literatura acadêmica relativa ao tema e a análise das principais contribuições oriundas dos trabalhos publicados. Existem basicamente duas categorias de questionamentos éticos em relação ao marketing: a primeira, ligada às características do sistema capitalista, diz respeito ao presumível estímulo materialista despertado pelo marketing; a segunda, de caráter mais prático, enfoca atividades de marketing como precificação, propaganda e vendas. Em comum entre ambas está a multiplicidade de visões relativas à ética que, por se tratar de tema complexo e subjetivo, está sujeita a diferenças de interpretação que variam conforme as circunstâncias e as percepções, dificultando o consenso. Como resultado, as atores do marketing e do mundo dos negócios em geral tendem a mover-se em “uma certa zona de amoralidade”, deixando que o mercado e a sociedade julguem as suas práticas.

 

Publicado originalmente em Revista de Administração Contemporânea (RAC) , v.7, n.4, 2003.
 

 

 

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